
Descrição
Incluir Projeto no Portifólio da COGES para monitoramento pela Coordenação e/ou para ser utilizado como referência em algum projeto futuro.

Descrição
Divisão do Projeto
Em quais grandes partes o projeto poderia ser dividido?
Dividir o projeto em fases/marcos, que serão decompostos em subtarefas na fase de planejamento
ex: Obras
1º escolha do terreno
2º elaboração do projeto
3º orçamento do projeto
4º execução do projeto
5º aceitar a entrega do projeto pela empresa contratada.
Depois de elaborado, antes de formalizar o Termo de Abertura do Projeto, submeta para revisão, individualmente ou paralelo a outro fluxo.

Descrição
O modo mais direto e simples de entender os valores e a cultura da organização é ler o que a organização diz que são seus valores. As organizações declaram seus valores publicamente em suas declarações de missão ou visão, em seus slogans ou em cartazes nas paredes. Mesmo ocorrendo uma diferença entre o que as oraganizações dizem e o que os empregados realmente sentem, a versão publicada é um ponto de partida para a análise.
Essa contextualização da cultura da organização e os sistemas existentes, promovem a compreensão para responder as seguintes questões: Que procedimentos atuais são utilizados no tratamento do tema deste projeto? Que resultados e aprendizados obtiveram as iniciativas anteriores que trataram desse assunto?
Depois de elaborado, antes de formalizar o Termo de Abertura do Projeto, submeta para revisão, individualmente ou paralelo a outro fluxo.

Descrição
Desde a iniciação do projeto, a equipe de gerenciamento precisa identificar as partes interessadas internas e externas. Ao longo do planejamento e da execução do projeto, o gerente do projeto e sua equipe devem gerenciar as diferentes necessidades, preocupações e expectativas das partes interessadas, bem como a influência destas no projeto, para garantir um resultado bem sucedido.
Stakeholders (departamentos, parceiros, organização com quem relacionaremos diretamente)
Que departamentos, unidades receberão contribuição direta dessa área de estudo?
Que instituições externas podem contribuir com esta iniciativa?
Que instituições externas receberão contribuição deste trabalho?
Segundo a opinião destes stakeholders o que poderia ser oferecido como resultado desta iniciativa?
Que requisitos indicam para identificar que esses produtos esperados atenderiam suas expectativas?
Que prioridades os stakeholders atribuem à atuação deste projeto?
Utilize o modelo inicial sugerido para desenvolver sua matriz de stakeholders.
Depois de elaborado, antes de formalizar o Termo de Abertura do Projeto, submeta para revisão, individualmente ou paralelo a outro fluxo.

Descrição
A solicitação de iniciação de projeto poderá ser feita por um memorando, ofício sugestões por email ou verbalmente para o setor da COGES.

Descrição
Esta é a fase inicial do projeto, onde será realizado o levantamento das informações preliminares, contextualizando e justificando a criação e implementação do projeto, o que pode ser feito através dos procedimentos a partir de um documento padrão - TAP.
Antes de elaborar o termo de abertura padrão - TAP devem ser realizados e documentados os passos contextualização/histórico; divisão em grandes fases; identificação de atores; documentação de necessidades; determinação de objetivos; escopo preliminar, que estão detalhados nos fluxos seguintes.

Descrição
Necessidades do negócio - importância estratégica dessa demanda para o Tribunal de Justiça
Qual o contexto atual desse tema em relação às metas estratégicas?
Como se comportam os resultados históricos?
A partir dos dados existentes, que fragilidades ficam mais evidentes?
O que já fazemos bem?
Ao tratarmos os pontos fracos, que oportunidades de melhorias podemos prospectar?
Se confrontarmos esse contexto histórico às expectativas dos stakeholders, quão distantes estamos do estágio desejado pela organização (com base em sua estratégia e valores)?
Depois de elaborado, antes de formalizar o Termo de Abertura do Projeto, submeta para revisão, individualmente ou paralelo a outro fluxo.

Descrição
Informar qual será o objetivo específico do projeto delimitando o assunto.
Depois de elaborado, antes de formalizar o Termo de Abertura do Projeto, submeta para revisão, individualmente ou paralelo a outro fluxo.

Descrição
Objetivos do projeto (exemplos)
O que faremos para fortalecer o que já fazemos bem?
O que precisa ser feito para minimizar as fraquezas?
Que novos padrões de comportamento precisam ser implementados?
Que fatores chave dificultam ou impedem a atuação nestes focos?
Dessas análises que desafios, objetivos nos propomos superar?
Que hierarquia de prioridades poderíamos estabelecer às respostas dessas questões?
Com base nas reflexões acima, elabore os objetivos que propomos superar no projeto/programa.
Depois de elaborado, antes de formalizar o Termo de Abertura do Projeto, submeta para revisão, individualmente ou paralelo a outro fluxo.

Descrição
Revistos as informações e contextualização do Termo de Abertura do Projeto – TAP, o mesmo poderá ser aprovado, para sequência do fluxo padrão.

Descrição
Designar quer será o Gerente do Projeto.
Não é necessário ser especialista, mas ter conhecimento sobre o assunto, o que permitirá melhor entrosamento com a equipe e desempenho no papel de Gerente/Gestor do projeto.
Tal como um gestor de negócios – que foca resultados – o gestor de projeto mantém estreita ligação com a administração da organização e o cliente, e definirá:
Os objetivos do projeto;
A interação do projeto com a organização;
A interação do projeto com o contexto;
A forma de organização do projeto;
Os tipos de recursos a serem utilizados;
A metodologia de trabalho;
O tipo de informação de base de que necessita.
Isso será feito coordenando-se um ciclo de trabalho e desenvolvimento de instrumentos para esse fim.
